Fale Conosco

Fixo: (86) 3029-6090-Whatsapp (86)9.8844-9784 lojadopsicopedagogovendas@gmail.com Horário de Atendimento [ Segunda a Sexta] 8 as 12:00 h-14:00 as 18:00 h

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Dicas de atendimento psicopedagógico para pessoas com autismo


Hoje vamos deixar 3 dicas para atendimento psicopedagógico com pessoas com autismo. 

Para atendimento a pessoas deste público deve se levar em consideração três aspectos:
  • Seu conhecimento a respeito do autismo
  • Materiais que você tem para o atendimento
  • O tipo de local em que você realiza o atendimento (espaço para o atendimento)

DICA 1 O QUE VOCÊ SABE SOBRE AUTISMO?

Esta pergunta você tem que ter uma resposta muito concreta. Se você responde muito pouco ou nada. Não deve iniciar seus atendimento com pessoas com autismo. Se sua resposta é um pouco, mesmo assim ainda não é hora. Mas se sua resposta é conheço bastante, aí sim chegou a hora de fazer atendimentos.
Sabemos que muitas vezes se aceita o desafio mesmo sem ter muito conhecimento sobre uma área. Mas não é esta a conduta correta do profissional. O certo é primeiro ter estudos sobre o que é um publico e daí se direcionar a ele.
Pessoas com autismo são muito diferenciada de outros públicos da psicopedagogia. Por diversos fatores principalmente por ter uma variedade de características.
Importante dizer que todo autista pode participar de atividades psicopedagógicas mas não é todo psicopedagogo que está preparado para atender pessoas com autismo.
Você quer atender este público indicamos que você leia mais sobre este assunto, compre livros, faça cursos, participe de eventos em que o foco é o autismo.
E se possível faça estágios voluntários em instituições que atendam pessoas com TEA, assim você poderá conviver com profissionais que atuam com estas pessoas, assim como suas famílias e na prática você poderá aprender como atuar com elas.

DICA 2 - QUE MATERIAIS VOCÊ TEM ?

O mercado pedagógico oferece uma variada de produtos, contudo quando falamos sobre o autismo não há tantos assim. Principalmente se estivermos falando de produtos construídos só para este público é quase nada.
Normalmente encontra-se materiais adaptados e materiais personalizados. A diferença é que alguns profissionais compram materiais e adaptam a sua necessidade de atendimento. Já os materiais personalizados estamos falando de algo feito exclusivamente para um ou mais clientes que possuem características em comum.
Encontramos na internet alguns sites e perfis de profissionais que confeccionam materiais personalizados, no geral eles são mais caros, livros sensoriais por exemplo são vendidos em média a 15,00 a folha.
Desta forma é importante procurar obter o mais variados materiais personalizados mas também usar a criatividade para adaptar o que você já tem em seu espaço de atendimento.

DICA 3 - COMO É O ESPAÇO QUE VOCÊ ATENDE?

Cada pessoa com autismo tem uma necessidade especifica, e se adapta aos ambiente de forma diferenciada. Entretanto seria impossível ter um espaço para cada pessoa/cliente.
Desta forma se você pretende atender pessoas com autismo leve em conta: 
  • Não coloque excesso de decoração
  • Opte por armários fechados de preferencia na cor branca
  • Evite tapetes ( dê preferência a EVA caso realmente deseje um tapete)
  • Evite brinquedos barulhentos
  • Cuidado com cadeiras e mesas com pontas
Forte Abraço.
Jossandra Barbosa

DICA DE LEITURA


DICA DE CAPACITAÇÕES PROFISSIONAIS

GUIA COM TODOS OS PRODUTOS DESTA LOJA





0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário acaba de ser enviado para nosso e-mail. Responderemos em breve.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Teresina-Pi Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes